14 de maio de 2025
Cidades

Pela segunda vez, adolescente é internado após picada de escorpião em Aquidauana

Menor estava no quintal de casa retirando algumas madeiras quando foi surpreendido pela picada.

 

 

Adolescente de 16 anos foi picado por um escorpião nesta segunda-feira (7), no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 148 quilômetros de Campo Grande. Esta é a segunda vez que o jovem sofre esse tipo de acidente.

Segundo relato da mãe ao jornal A Princesinha News, o menor estava no quintal de casa retirando algumas madeiras quando foi surpreendido pela picada. O adolescente contou que sentiu uma intensa queimação nos dedos da mão esquerda, onde o escorpião o atingiu.

A família levou o garoto por meios próprios até o Hospital Doutor Estácio Muniz, em Aquidauana. Ele recebeu atendimento médico, foi medicado e liberado em seguida.

O caso gera um alerta para a presença desses animais peçonhentos. Em casos de picada, é fundamental manter a calma e procurar atendimento médico imediatamente, mesmo que os sintomas pareçam leves.

A recomendação do Ministério da Saúde é lavar o local da picada apenas com água e sabão; manter a parte do corpo picada elevada para reduzir a absorção do veneno; evitar remédios caseiros ou torniquetes; se possível, capturar o escorpião com segurança para identificação da espécie, sem se expor a novo risco.

A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes com escorpiões. Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como manter quintais e terrenos limpos, sem entulhos, folhas secas ou madeiras empilhadas; vedar frestas, buracos em paredes e soleiras de portas; e evitar o acúmulo de lixo, que atrai insetos como baratas, principal alimento dos escorpiões.

Outras medidas importantes são usar telas em ralos e grelhas em pias e tanques; e examinar roupas e calçados antes de usá-los, especialmente em locais com histórico de aparecimento do animal.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Felipe Dias – Top Mídia News
Foto Capa: Reprodução/A Princesinha News