13 de maio de 2025
CidadesDestaquesPolícia

Chegada de fábrica de celulose em Inocência aumenta em 30% ocorrências policiais

Aumento nas ocorrências estaria ligado ao aumento populacional na cidade.

 

 

Distante a 329 km de Campo Grande, o município de Inocência, cujo, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que a cidade possui pouco mais de 8,4 mil habitantes, agora se vê com um aumento populacional devido à instalação da fábrica de celulose da empresa Arauco.

O evento de lançamento ocorre nesta quarta-feira (9) com a participação de diversas autoridades, incluindo a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

Durante a cerimônia, o delegado de Polícia Civil, Rodrigo Ibarista Silva, comentou que apesar dos atrativos que a empresa leva para a cidade, há consequentemente aumento no número de ocorrências policiais, justificado pelo aumento também da população na cidade.

 

“Nós tivemos um aumento de cerca de 30% nas ocorrências, de 2023 para 2024”, disse, sem especificar os tipos de crimes mais comuns na cidade.

Explicou ainda que a delegacia passou recentemente por uma reforma e ampliação, e está apta a receber essa demanda nova, porém aguarda aumento do efetivo.

“Então nós temos uma previsão de concurso público para o aumento do efetivo, chegada de novas viaturas e com isso conseguir manter a tranquilidade que nós sempre tivemos aqui em Inocência”, afirmou.

 

Arauco

A obra integra o projeto Sucuriú, que investe 4,6 bilhões de dólares no país. No interior de MS, a planta industrial terá capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada, com operação prevista para começar no final de 2027.

 

 

Concurso da Polícia Civil

O certame, autorizado em janeiro, prevê a oferta de 400 vagas para Agente de Polícia Judiciária.

Conforme o decreto nº 16.550, a distribuição das vagas ocorrerá da seguinte forma: 300 para Investigador de Polícia Judiciária e 100 para Escrivão. A organização do concurso ficará sob responsabilidade da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A legislação estadual prevê uma remuneração R$ 5,2 mil para os cargos. Entretanto, ao final da carreira, os salários podem chegar a R$ 12,6 mil por jornada de trabalho de 40 horas. A escolaridade pedida é de nível superior, mas o certame pode incluir também o curso técnico.

Os aprovados no futuro certame irão compor o quadro da Sejusp. Vale lembrar que, o último concurso público estadual da categoria finalizou em 2021.

 

Fonte: Mirian Machado e Idaicy Solano – Midiamax
Foto Capa: PCMS